Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de setembro de 2016

GINECOMASTIA  - mamas masculinas

É o aumento das mamas em indivíduos do sexo masculino, lembrando a silhueta feminina e trazendo transtornos psicológicos ao portador. Esse aumento pode ser devido ao crescimento exagerado da glândula mamária e/ou da gordura da região e pode apresentar-se em diversos tamanhos, associado à flacidez de pele. 


A ginecomastia é relativamente comum e ocorre em 3 momentos da vida: ao nascimento, devido a passagem via placentária de hormônios da mãe durante a gestação; na adolescência por desequilíbrio hormonal, sendo que a maioria regride antes de 21 anos e na velhice. Existem outras diversas causas, como uso de medicamentos e tumores testiculares, que devem ser pesquisadas. Contudo a causa mais comum é idiopática, quando o fator provocador da patologia não é identificado.
O tratamento cirúrgico depende do grau do crescimento das mamas e da presença ou não de flacidez e envolve a retirada do excesso de glândula e de pele flácida e a lipoaspiração. O cirurgião plástico com boa formação irá avaliar e optar pela melhor forma de tratamento, de forma individualizada.

Nenhum comentário: